terça-feira, 24 de março de 2009

Crônica (01)

DIA DE ESTREIA, de CCH

Em meu trabalho de professor de Língua Portuguesa já tive turmas de todos os tipos. Uma vez, porém, ao assumir aulas num curso de Jornalismo da UERJ, resolvi propor aos alunos uma tarefa que os motivasse de modo especial.

Era mais ou menos assim. Suponha que você foi convidado para assinar uma coluna numa revista semanal de informação, opinando sobre os temas relevantes da semana. Para inaugurá-la, você deverá redigir um texto com o título "Dia de Estreia".
Os resultados foram muito bons, tanto do ponto de vista de qualidade textual e jornalística quanto pela receptividade dos alunos. Criatividade, originalidade e boa expressão linguística foram a tônica nas "colunas" daqueles jovens que, hoje, com certeza, já devem estar muito bem encaminhados na carreira.

O professor agora vira aluno e se vê repetindo a tarefa. A diferença é que o veículo é outro e estou dispensado – mas não proibido – de comentar os assuntos mais "quentes" do noticiário recente.

É certo também que meu ofício de professor de Língua Portuguesa dá a esta seção uma certa marca de responsabilidade didática ou pedagógica, mas quero combinar uma coisa com os leitores, em especial num "Dia de Estreia". Reconheço que o compromisso existe e será por mim observado.

Só que não tenho nenhuma pretensão doutrinária. Nossa conversa não será a de um consultório, não darei receitas nem ditarei regras. Se Vila Isabel é um berço do samba, imagino que a coluna do blogue deste vilisabelense pode ser vista como uma "Conversa de Botequim" por escrito. Neste bar, os fregueses gostam de refletir sobre a língua portuguesa, sobre os fatos e usos desta língua companheira.

Opinar... nada mais do que isso. Lembrar, por exemplo, que falar e escrever são práticas de características bem diversas e que as pessoas se expressam de modos variados conforme as situações e contextos em que se encontram. Aliás, não temos apenas uma língua falada, como não existe apenas uma língua escrita.

Reparem, por exemplo, como há diferenças na língua oral usada nas entrevistas da televisão. Ela varia de acordo com o perfil do programa, do entrevistador ou do canal. Bóris Casoy, Jô Soares, Serginho Groisman ou João Gordo? Qual a língua falada que combina mais com você? É ela a única forma de comunicação oral que você pratica?

Somos multilíngues em português brasileiro. E, de vez em quando, ainda precisamos ser poliglotas também na lusofonia. Afinal, uma nação de mais de 170 milhões de habitantes tem muito a fazer no cenário das comunidades de língua portuguesa, não?

Fiquem bem!

Fonte: publicado no Jornal de Vila Isabel (n. 320), em setembro de 2003.

32 comentários:

Deivinson Bignon disse...

Parabéns, querido professor!
O Blogue está muito bacana.
Se quiser, faça uma visitinha em meu blogue: http://recadosdoceu.blogspot.com
Paz e bênçãos...
Deivinson Bignon

Claudio Cezar Henriques disse...

Valeu, prezado sintaticista (e comentarista número 01). A reciprocidade está garantida.
Amplexos

Anônimo disse...

Mestre!

O senhor é uma inspiração para continuar essa caminhada. Deixo de presente para o seu Blogue um pedacinho de Clarice Lispector, que fala exatamente sobre a vontade de seguir em frente:

"Sou o que quero ser, porque possuo apenas uma vida e nela só tenho uma chance de fazer o que quero.

Tenho felicidade o bastante para fazê-la doce dificuldades para fazê-la forte,tristeza para fazê-la humana e esperança suficiente para fazê-la feliz.

As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas, elas sabem fazer o melhor das oportunidades que aparecem em seus caminhos."

Um grande abraço

Fernando Campos

Unknown disse...

PARABÉNS SEMPRE QUERIDO MESTRE!!!

Aryana disse...

Que bom poder te ouvir (ainda que figuradamente) de novo, professor!
O blogue ficou bem legal e já estará adicionado lá no meu: www.nodosoutros.blogspot.com
Beijo

Chico Arruda disse...

Parabéns professor!!!
O blogue vai "bombar" rs
Espero que apareça algo como "Zabumbeiros Cariris" aí rs

Abraços!!!

Anônimo disse...

Meus parabéns, Caro Colega, pela paixão com que se dedica missionariamente ao zelo da língua portuguesa.

Continue!...

José Pereira da Silva

Consuelo Rangel disse...

Professor! E pensar que poderia ter começado ´desde o semestre passado a sair das profundezas do mar do esquecimento, em relação à beleza da Língua Portuguesa, com seu auxílio luxuoso, mas fui parar em outra turma. Mas, como nunca é tarde para que comecemos a beber sabedoria, sento agora nesse "bar" para observar, e como o senhor me disse uma vez, tentar não me afogar na espuma da praia.
Parabéns, que essa empreitada seja de sucesso!

Anônimo disse...

Caríssimo professor!

O seu blogue está caprichado como você merece.
Tenho a certeza de que será um ponto de encontro, de troca de ideias e de aprendizado da nossa multivariada Língua.
Muito obrigado pelos seus ensinamentos. Parabéns!
Amplexos,
Itamar de Oliveira

Unknown disse...

Olá, Professor CCH! Gostei! Para mim este espaço é uma extensão da sala de aula, onde, no período passado, na UERJ, tive o prazer de tê-lo como Mestre em LP VI. Visitarei periodicamente este espaço, pois, com certeza, muita coisa boa está vindo por aí.
Abraços. Marcos A C Cordeiro

André Conforte disse...

Caro Professor Cláudio,

parabéns! Sei que vai ser trabalho muito bem feito. De vez em quando me atreverei a dar umas "peruadas" no blog. Amplexos.

Julianna Bonfim disse...

Seja bem-vindo à blogosfera, professor! Tenho certeza que, como sempre, vai arrasar por aqui também...
Já está adicionado aos meus "Favoritos", estarei sempre por aqui...

Beijos!

Janara disse...

Amei seu blog, professor, virei visitar sempre, beijinhos, Janara.

Anônimo disse...

Que bom poder ler suas boas palavras de vez em quando!
Grande abraço, meu MESTRE!

FFF

Cecília Puga disse...

Parabéns, professor!
Virei sempre até aqui para compensar não estar tendo aulas com o senhor.
Adorei a poesia postada e também sua exposição inicial.
Sucesso!
Grande abraço,
Cecília Puga

Unknown disse...

Olá Professor Claudio, adorei a ideia do blogue, assim poderei matar saudade das conversas que surgiam nas aulas do Mestrado no ano de 2006 quando ingressei.
Abraços, Lília.

Anônimo disse...

Querido Mestre

É com grande alegria que venho visitar o seu blog, e com certeza será um instrumento de ajuda para nós estudantes. Estou muito feliz, porque agora poderei visitá-lo todos os dias no blog.
Que MARAVILHA!!!!!!!!!!!

Amplexos da sua aluna
Carla Orazi

claudia disse...

Claudio, amigo querido, dos tempos do sempre,
Obrigada pelo blog.
Claudia Manzolillo

Patrícia Quintão disse...

Parabéns, querido professor. Parabéns e muito obrigada por compartilhar sabedoria, experiências, opiniões, ideias e bom humor.
Um grande beijos e amplexos.
Patrícia Quintão

Patrícia Quintão disse...

Ops, digitei rapidamente...
Corrigindo..."Um grande beijo e amplexos" rsrsrsrrs
Patrícia Quintão

Mírian Delavalli disse...

Olá, professor!
Parabéns pelo blog. Será ótimo "ter você por perto" de novo.

Beijos
Mírian Delavalli

Anônimo disse...

Obrigada, professor, por este espaço de diálogo. É sempre muito bom poder contar com um oásis de reflexão para a dita cuja...
Amplexos.
Beatriz Bastos

Anônimo disse...

Que novidade prazerosa! Agora, meu eterno mestre tem um blogue. Parabéns por seu sucesso como professor, intelectual, escritor e, mais recente, blogueiro de plantão. hehehehe
Quero que saiba o quanto sou agradecida pelos momentos de sabedoria com que dedica seu tempo, ensinando a todos nós, seus alunos, em nossa jornada acadêmica. Estou com saudades... Você é inesquecível. Um grande beijo da sua sempre aluna e admiradora, Luciane Mouta

Claudio Razec disse...

Obrigado, prezados, pelo estímulo nesta nova empreitada. Fica proposto o slogan: BLOGUEIROS UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS!!!!!!!

Professor Feijó disse...

Parabéns, Cláudio, pelo BLOG. Está legal! Agora podemos trocar figurinhas de BLOG para BLOG.
Abração
LCSFeijó

lylian disse...

Claúdio, que novidade boa o blog!
Já está na minha lista de favoritos, vou vir sempre para ver as novidades.
Parabéns, muito sucesso, e um grande abraço.

Anônimo disse...

Caro Claudio,

Fico muito feliz de ver que você continua sendo o cara bem humorado dos tempos do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro. Tenho muita honra de ter sido seu colga de sala e também parceiro musical nos Festivais da Canção daquele colégio.

Muitas felicdades a você, à Ana Lúcia e a seus filhos Leandro e Aline.

Aloísio Watzl

Unknown disse...

Caríssimo,
ficou muito o seu blog, além de ser um convite para trocarmos ideias sobre a nossa querida Língua Portuguesa. O prefácio do livro sobre a NGB emociona os que ensinam Português.
Parabéns pelo conjunto da obra!
André Valente

Anônimo disse...

Parabéns querido mestre, o blog esta maravilhoso!Abraços!Adriana

gigi disse...

Olá, Mestre! Um pouco atrasada... Parabéns pelo simpático espaço!
"Boteco do Claudio". E já que aqui estamos... Garçom, por favor, uma porção de morfossintaxe, e pra beber, uma taça de sintaxe. Um Brinde!
Vamos conversar ou sambear?
Obrigada por tudo e pelo carinho de sempre.
Beijos no seu coração.
Beijinhos na Ana Lúcia.
Giovana Dantas
Ex-Liconete.

Unknown disse...

Caro mestre!
Quantas saudades... parabéns lindo blog, virei aqui sempre! Amei!
Amplexos!

Angela Chagas

Anônimo disse...

Professor muito legal sua crônica. Quando você começou a falar sobre o curso de Jornalismo meus olhinhos ficaram brilhando, porque eu sou fascinada por tal profissão. Quero usar meu curso de Letras em prol da comunicação. Especificar-me nessa miraculosa área. É legal ver que você coloca todos nós como "alunos". Então finalizando esse comentário, dou por fim citando a famosa e perspicaz Clarice Lispector: "Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento”.

Beeeeijos professor
Rachel Félix